1. IMPULSIONA O CÉREBRO
Quando nos planejamos, as regiões do encéfalo, responsáveis pelos processos imaginativo e de memória são impulsionados, em particular a parte do córtex pré-frontal. Ao nos planejarmos nos valemos de experiências passadas para criarmos e anteciparmos cenários possíveis e todo esse exercício estimula o cérebro.
2. AJUDA NO AUTO CONHECIMENTO
Através do planejamento, fixamos metas e objetivos a almejar e isso nos ajuda a perceber mais claramente o que realmente é importante para nós e os objetivos possíveis de alcançar. Ao analisar os resultados do que foi planejado, saberemos quais tarefas foram feitas e o tempo gasto na execução dessas tarefas. Saberemos também em quais horários estivemos mais focados e produtivos (horários de pico de energia). Assim, o planejamento nos ajuda no auto conhecimento pois possibilita saber as nossas habilidades e aptidões, em quais atividades temos mais facilidade ou em quais nos sentimos mais confortáveis e ainda onde é necessário aprimorar e melhorar.
3. AUMENTA A PRODUTIVIDADE
Diariamente nos vemos frente à tantas obrigações que nossas mentes entram em "paralisia analítica" que é quando não conseguimos começar alguma coisa por pensarmos demais. Nosso cérebro fica tão sobrecarregado que acabamos por protelar o que temos que fazer. Por isso, não é aconselhável deixar tudo a cargo do cérebro. Dessa forma, devemos sempre anotar o que temos que fazer, usando uma agenda manual ou on-line, fixando o horário e o tempo de execução de cada tarefa. Isso nos ajuda na realização das atividades uma vez que o processo fica otimizado fazendo com que alcancemos resultados mais eficientes.
4. AJUDA A TOMAR UMA DECISÃO
O planejamento oferece-nos uma visão especial do dia, uma visão global das tarefas que temos pela frente. Além de ser imprescindível para nos organizar melhor, o planejamento ajuda-nos a tomar uma decisão, a dizer "sim" ou "não", pois, ao ter clareza da nossa agenda e compromissos, podemos justificar nossa afirmativa ou negativa com mais propriedade. E o mais importante: evitar a tomada de decisões impulsivas. Isso ocorre porque temos um plano que antevê riscos e antecipa situações. Mesmo se aparecerem imprevistos, temos uma base para orientar as nossas decisões e escolhas.
5. EVITA O CORRE-CORRE E O ATRASO
Quando temos um compromisso importante, seja uma reunião de negócios, um encontro, uma festa ou um jantar com amigos, o planejamento é de vital importância para evitarmos atrasos, correrias e embaraços. Assim, algumas questões devem ser respondidas: quanto tempo levo para me arrumar? qual meio de transporte vou utilizar? qual o trajeto a ser seguido? qual o tempo de deslocamento? como está o trânsito? vou necessitar de estacionamento? etc. O planejamento nos nossos compromissos ajuda-nos a ter aquela "pontualidade britânica", ou seja, chegarmos exatamente na hora combinada, sem atrasos.
6. CONTROLAR AS FINANÇAS
O planejamento financeiro é importante pois ajuda-nos a conhecer a origem das receitas e das despesas (fixas, variáveis, extras e adicionais). Possibilita também desenvolver hábitos de consumo saudáveis eliminando gastos desnecessários e investir para atingirmos metas e objetivos de vida. O planejamento financeiro deve ser feito numa planilha de controle financeiro. Com o planejamento, além do controlar as finanças, é possível criar uma reserva de emergência ou até guardar dinheiro para a viagem dos sonhos.
7. AJUDA A DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA
É só chegar o mês de abril e temos pela frente a obrigação de entregar o Imposto de Renda.
Para facilitar o preenchimento da declaração e evitar as correrias de última hora, devemos nos planejar com antecedência, separando os comprovantes de despesas que dão direito às deduções na base de cálculo do imposto, como as despesas com planos de saúde, médicos, dentistas e outros profissionais, as despesas com educação e outras previstas na legislação.
8. CUIDAR DA SAÚDE MENTAL
Com o planejamento você administra melhor o seu tempo, tornando a sua vida mais tranquila, eliminando a ansiedade, a correria e o estrese. Com o planejamento há uma certa previsibilidade das coisas, você sente que está no controle da sua vida e isso traz uma sensação de bem estar. Ao administrar e gerenciar melhor o seu tempo você concilia trabalho com vida pessoal sobrando tempo para ficar mais com a família, para praticar exercícios físicos e para o lazer e convívio social, atividades essas por demais importantes para a saúde mental.
9. SENTIR-SE MAIS FELIZ
Quem não se sente feliz ao planejar aquela viagem, ou aquela festa de aniversário ou de final de ano. Fazer planos aciona a nossa imaginação e aguça a nossa criação, gerando otimismo no tempo presente. A felicidade também pode ser despertada nas pequenas coisas do dia a dia, como planejar almoçar naquele restaurante famoso, visitar aquela exposição ou mesmo assistir aquele filme premiado.
Por: Faturando na net
Em Negócios online, 14/09/2024 20:13:22.